Onde pedalar com os filhos

ONDE PEDALAR COM OS FILHOS

Pedalar em família é uma vivência incrível, e não precisa ficar refém de espaços confinados: cada vez mais cidades contam com estrutura adequada para pedalar com os filhos – para curtir com tranquilidade e segurança.

PREPARAÇÃO INICIAL

A primeira dica é: NÃO TENHA PRESSA. As crianças podem desfrutar por muito tempo dos espaços (mesmo que acanhados) no térreo de um prédio ou na calçada de casa antes de se aventurar em outras áreas.

O básico, claro, envolve o pedalar e o equilíbrio – veja este outro artigo com detalhes sobre esta etapa inicial.

Aproveite esta vivência inicial como um “treino de habilidades”, criando circuitos ou desafios que desenvolvam as habilidades básicas – freiar e parar sem cair, arranque sem ajuda, curvas lentas etc. Antes de ir pra rua, tenha certeza de que seu filho já conta com um domínio razoável sobre a bicicleta.

 

ESCOLHENDO O LOCAL

Boa parte das cidades oferece uma gama cada vez mais ampla de locais adequados e atrativos para pedalar com crianças, como parques e ciclovias.

A vivência deve ser crescente. Comece aos poucos, com trechos curtos e em locais de pouco movimento – num parque, saia dos caminhos principais e encontre um cantinho mais isolado; quando for encarar uma ciclovia ou ciclofaixa, escolha um local e horário mais tranquilos. (Colocar uma criança inexperiente para pedalar em local muito movimentado aumenta o risco de acidentes e o stress dos acompanhantes.)


 

Veja nos links abaixo algumas opções para passeios interessantes e agradáveis em família – seja com bike trailer ou com as crianças pedalando suas próprias bicicletas.

ONDE PEDALAR COM OS FILHOS

De bicicleta ou bike trailer na trilha do Ibirapuera

De bicicleta ou bike trailer na trilha do Ibirapuera

| - Destaques, bike, Bike Trailer, Onde pedalar com os filhos | No Comments
Que tal encarar uma boa trilha bem no centro da cidade? O Parque do Ibirapuera tem um percurso de terra que faz a festa de quem quer curtir a natureza...