Circuito clássico do mountain bike paulista, é uma trilha muito utilizada por iniciantes.

A volta em uma ponta da represa forma um circuito curto de terra batida, com menos de 20km de extensão e 300m de ganho de altimetria – se pareceu pouco, é possível dar mais de uma volta ou repetir algum trecho favorito.

Contornando o lago, há muitas vistas bonitas durante praticamente todo o pedal. O ambiente rural, com animais de fazenda pelo caminho, torna o passeio ainda mais interessante pras crianças.

Para ir com um bike trailer, prepare-se para uma e outra subida um pouco mais fortes e trechos (poucos e curtos) em que a trilha está sempre tomada por lama – são pontos em que pode ser necessário descer as crianças e empurrar a bicicleta com o reboque.

Um grande destaque é a possibilidade de banho na represa, para fechar a experiência com chave de ouro!

O local está a cerca de 2h de São Paulo, então o ideal é aproveitar para incluir outras atividades. Para desfrutar a bela região com tranquilidade, a dica é fechar um fim de semana em uma das pousadas do entorno – Pousada Figueira Grande e Hotel Pousada Fazendinha são opções próximas. Se não, um day use é bem-vindo para utilizá-las como base e garantir o almoço e um bom descanso ao final do passeio.

O mapa indica início e término na Pousada Figueira Grande:

Mapa trilha Nazaré Paulista

Leave a Reply